A Era das collabs na moda - Entenda o que é uma collab
Consegue dizer a principal característica da moda nesta última década? Poderíamos ficar horas conversando sobre, mas olhando atentamente para os movimentos da indústria, fica fácil perceber o quanto os produtos colaborativos estão em alta.
O que significa collab?
Collab, basicamente, é uma estratégia usada por marcas e personalidades para a criação de um produto único que gere uma interseção entre os públicos de ambas as partes. Mas, mesmo que o fenômeno pareça ser recente por ter se tornado algo comum, collab de marcas já ocorrem há muitas décadas.
Só para se ter uma dimensão, lá em 1935, a designer italiana Elsa Schiaparelli já havia feito um vestido em colaboração com o Salvador Dali; em 1965 Yves Saint Laurent colaborou com Mondrian; no começo dos anos 2000, a Adidas já fazia coleções com o Yohji Yamamoto, e esses são só alguns dos exemplos mais relevantes.
Esta estratégia sempre ocorreu de maneira esporádica na moda, e o que mudou isso, tornando algo mais presente na indústria, foi a colaboração que o Karl Lagerfeld fez com a empresa de fast fashion H&M, em 2004. Na época, o impacto foi estrutural. Ambas as partes sofreram diversas críticas pela mídia especializada, mas, mesmo assim, as peças esgotaram em duas horas.
Mal sabiam que um dia teríamos marcas anunciando uma collab a cada 15 dias.
Como surge uma collab?
Uma collab parte de três princípios:
- - Inovação;
- - Exploração de novos públicos;
- - Acesso aos meios de produção.
Como dito, uma colaboração existe quando duas marcas ou personalidades se juntam para chegar em um “lugar-comum”, ou quando uma das partes quer acessar um universo que não é seu (assunto já tratado no texto “O streetwear e sua relação com a moda de luxo” aqui no blog).
Uma ilustração para entender a dinâmica de algumas colaborações, é observar uma marca já estabelecida no mercado que quer se reinventar, mas sem perder o DNA. A estratégia comumente usada, é a busca por um jovem designer que possui trabalhos notáveis (mas que talvez não tenha acesso aos meios de produção), para que possam fazer o convite para produzir uma coleção conjuntamente com a equipe de criação da marca. Todo mundo ganha.
Sabemos que nada é novo para sempre, mas hoje, colaborar é algo básico e extremamente necessário para a sobrevivência de marcas, criadores e artistas.
O marco das collabs
Definitivamente, as collabs são o que mais movimenta a indústria da moda hoje. Alguns lançamentos geram uma comoção que se assemelha muito a um show ou jogo de futebol.
Um dos momentos mais marcantes ocorreu em 2017, quando a Supreme e Louis Vuitton anunciaram um lançamento juntas. O barulho em torno do anúncio se deu porque, não muito tempo antes, a LV processou a Supreme por fazer shapes de skates com o seu monograma clássico (todos os shapes foram recolhidos e incinerados).
Então, imagina a surpresa dos consumidores...
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