A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda
Com o advento do e-commerce e a migração (quase universal) do consumidor para as compras online, ficou cada vez mais comum dar atenção às origens dos produtos e no setor do vestuário não poderia ser diferente, pois o consumo consciente vem revolucionando uma geração.
Foto: Reprodução Pinterest (Matéria: A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda)
As especificações técnicas dos produtos e as políticas internas da indústria influenciam na escolha dos consumidores
A geração da moda consciente está no hábito de rejeitar a moda passageira e impositiva, preferindo marcas sustentáveis que se preocupam com as formas de produção das peças e com a experiência do cliente, isto é, a indústria fica atenta à linha produtiva, com políticas de inclusão, remuneração adequada aos colaboradores, à qualidade e durabilidade da matéria prima, à forma orgânica de consumo, à transformação cultural, ao estímulo à economia local e, principalmente, aos impactos ambientais.
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Há também uma grande influência do interesse do consumidor por peças autorais, minimalistas, sem gênero, únicas ou limitadas nesta revolução do consumo consciente da moda.
Outro ponto importante é que o consumidor está mais cauteloso com as finanças, então, ele foca mais na experiência e menos no bem material, além do bem-estar e conforto, da diversidade, do propósito e da expressão do produto.
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O consumo consciente atrelado a um estilo de vida
Quando se fala em consumo consciente é automático pensar em “consciência ambiental” e em estilos de vidas relacionadas a esse nicho. E, realmente, a moda consciente é mais popular entre as pessoas que procuram elementos menos agressivos ao meio ambiente.
A moda sustentável é também chamada de eco fashion, e oferece tecidos biodegradáveis e/ou orgânicos, que se decompõem com maior facilidade na natureza.
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Os impactos da pandemia na consciência de consumo da moda
Durante a pandemia da Covid-19 surgiram novos conceitos que surfam na onda do consumo consciente e trouxe para a moda tecidos antivirais e biodegradáveis na confecção de máscaras e de algumas outras peças e acessórios.
O mercado da moda esteve entre os mais prejudicados pela pandemia, mas está se reinventando e adequando aos consumidores que buscam por uma melhor experiência e, principalmente, pela moda mais consciente.
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