Como fazer um editorial de moda - Dicas e inspirações
Um catálogo ou editorial moda é, nada mais, nada menos, que a apresentação dos lançamentos de uma marca. Contudo, não é tão simples quanto parece. O editorial é o melhor caminho para divulgar a personalidade, identidade e todo um conceito de uma coleção e, por isso, deve ser muito bem planejado
Um editorial de moda pode explorar todos os sentidos humanos, porém, o mais importante é a visão. Assim, torna a fotografia um pilar importante de uma exposição.
Editorial de moda - Dica 1: Fotografia
A fotografia deve contar uma história e expor todos os detalhes das peças e do conceito, que deve ser passado com clareza, de forma simples e objetiva.
Para fazer um editorial de moda excelente é preciso ter um profissional com experiência em composição, iluminação e exposição, para que este saiba usar os elementos necessários para superar a expectativa da apresentação.
Foto: Editoriais Kace (O que é um editorial de moda - Matéria Blog Kace)
Editorial de moda - Dica 2: Intimidade com o público
Um bom editorial de moda só é possível se a marca conhecer bem seu público, suas expectativas, objetivos, inspirações, etc... E para demonstrar essa cumplicidade é importante escolher bem os modelos.
Foto: Reprodução Pinterest (Matéria: Como fazer um editorial de moda - Dicas e inspirações)
Hoje em dia, as marcas mais populares do mundo estão cada vez mais empenhadas em informar que o seu produto pode ser consumido por todos e qualquer pessoa que se identifique com ele. Assim, um editorial de moda diverso e inclusivo traz credibilidade para a marca
Editorial de moda - Dica 3: Pesquisa de tendência
Toda construção precisa de uma base, não é mesmo? Por isso, uma atenta pesquisa em editorial moda para saber as tendências que circulam no mundo é de extrema importância.
A pesquisa ajuda a listar o que tem feito sucesso, desde os elementos utilizados nos cenários até a composição dos looks, bem como os acessórios, cabelos, maquiagens, calçados, etc.
Foto: Reprodução Pinterest (Matéria: Como fazer um editorial de moda - Dicas e inspirações)
Trocar ideias e informações com outros profissionais, como fotógrafo de moda, cabelereiro e maquiadores também auxilia no processo criativo. Todo o cenário deve ser imaginado antes de fotografar, assim, o editorial de moda será um arraso.
Editorial de moda - Dica 4: Criatividade
Para mostrar a identidade e a personalidade da marca em um editorial moda é importante pensar um pouco fora da caixa, pois o conceito da coleção, apesar de não fugir da proposta principal, precisa ser destacado e, para isso, inovar em efeitos fotográficos, cenários e poses nas fotos, pode ser um ótimo caminho para surpreender os clientes cativos e conquistar vários outros.
Criar uma persona para cada editorial é uma ótima estratégia também. Fotos: Reprodução Material Kace (Editorial como fazer - Matéria Blog Kace)
Foto: Reprodução Pinterest (Matéria: Como fazer um editorial de moda - Dicas e inspirações)
Editorial de moda - Dica 5: Tenha uma equipe comprometida e apaixonada
Antes de montar um editorial moda é interessante observar se todos os profissionais que foram escolhidos para o trabalho, além dos que já fazem parte da equipe, estão em sinergia como a proposta da apresentação.
Uma equipe engajada, comprometida com o trabalho e, principalmente, apaixonada faz toda diferença na hora de montar um editorial de moda.
Fotos: Reprodução Material Kace (Editorial moda - Matéria Blog Kace)
Cada profissional envolvido tem um papel a ser desempenhado na criação do editorial, vejamos os principais:
- Editor de moda: faz o roteiro e conecta a apresentação do conceito à identidade da marca;
- Produtor: escolhe os cenários, modelos, fotógrafos e elementos, como roupas, calçados, acessórios e outros objetos do cenário;
- Fotógrafo: da vida ao editorial, conduz os modelos, a iluminação e compõe a apresentação;
- Styling: monta os looks dentro do conceito e cria a narrativa das composições;
- Make / Hair: prepara o cabelo e a maquiagem dos modelos de acordo com a mensagem que o editorial vai transmitir, de forma lúdica e também objetiva;
- Modelos: são o espelho da marca, por isso, devem ir de encontro com as expectativas do público.
Com todas essas informações nas mãos ficou fácil montar um editorial de moda. Bora trabalhar?
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